19 de out. de 2008

*Luto por Eloa*

Interrompendo minhas ferias no Brasil pra comentar sobre mais um caso triste...
Nao lembro ao certo em que momento aconteceu, mas em varias casas que eu estava nesses dias eu ouvia o Plantao da globo ou ate mesmo o jornal falando do sequestro.
Eu meio por fora, perguntava isso, aquilo, entende, assiste... mais um caso de pessoas que se acham donas umas das outras...

To ha mais de uma hora aqui na internet (aproveitando que o tempo ta feio e a mae ta dormindo) pra ler mais sobre esse desfecho horrivel. Procura aqui, procura ali, achei a pagina do orkut das meninas... =[


Pra melhor entender:
Durante 100 horas, os olhos de todo o Brasil estiveram voltados para um conjunto habitacional na periferia de Santo André, no ABC. Em um dos apartamentos, Lindemberg Alves, de 22 anos, tomado pelo ciúmes, mantinha a ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, de 15, refém.

Lindemberg, antes considerado calmo pelos amigos, invadiu o apartamento na segunda-feira (13), por volta das 13h30. Ele chegou a manter quatro reféns, mas no mesmo dia libertou dois adolescentes que estavam no local para realizar um trabalho de geografia. No dia seguinte, libertou Nayara. Entretanto, como parte das estratégias de negociação, a adolescente voltou ao apartamento na manhã de quinta-feira (16).

O jovem chegou a falar em entrevistas por telefone que iria libertar também a ex-namorada, mas as negociações não avançaram. Um promotor de Justiça esteve na sexta-feira (17) no local com um documento que dava garantia de que o seqüestrador não seria ferido ao se entregar. O advogado do rapaz disse que essa era uma de suas exigências, e havia expectativa de que ele se entregasse no começo da noite.

Quando a polícia organizava uma coletiva de imprensa para falar sobre as negociações foi ouvido um estrondo. Às 18h08, a PM afirma que policiais que estavam em um apartamento ao lado do cativeiro ouviram um tiro disparado pelo seqüestrador. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) explodiu a porta e deteve Lindemberg. A adolescente Nayara deixou o apartamento andando, enquanto Eloá, carregada, foi levada inconsciente para o hospital. A morte cerebral da jovem foi diagnosticada no fim da noite de sábado (18).


Pra se irritar: Pelo que li, esse sequestrador estava na mira dos policiais todo o tempo e os mesmos so nao atiraram por receio da repercussao que isso daria. (?!?!?)

Imprensa- Achei otimo esse artigo:
Sei que estes episódios não são únicos, nem recentes, nem poucos.
Sei que, se fecharmos os olhos e puxarmos pela memória, nos lembraremos em poucos minutos de uma série deles.
Mas o que mais me escandaliza é o show que se faz em torno durante e o total esquecimento deles depois.

Ninguém mais fala do casal Nardoni e da Isabella.
Ninguém mais fala do João Helio, da Carolina, da Gabriela…
E quantos esquecemos os nomes?
E quando terminaremos de achar que a Eloa é interessante?
A imprensa “imprensa” o caso até sair a última gota. Nem deixa a polícia trabalhar direito.
E se não déssemos tanta atenção de circo ao caso? E se deixássemos a polícia trabalhar sem platéia? E se déssemos mais atenção aos casos daqueles que se arriscam para salvar vida, acolhem os idosos, cuidam de crianças, protegem o meio ambiente?

Por quê não estão esses na primeira página?
Curiosidade mórbida?
Até que aconteça conosco.. e aí quereríamos centenas de pessoas em volta ou quereríamos paz relativa para negociar e tentar que o desfecho se dê sem traumas?

Quem será a próxima?

http://diariodoprofessor.com/2008/10/17/final-do-sequestro-de-eloa-que-sociedade-e-essa-afinal/

Quem pode mais:
Algumas emissoras de TV como a Record e a Rede TV (que eu assistí) foram irresponsáveis ao telefonar para Feionberg e entrevistar um sequestrador em plena ação. Atrapalhando a ação policial conforme afirmou o próprio comandante da operação quando disse que Feionberg havia prometido se entregar na Terça feira as 14:00 da tarde, mas logo após receber as ligações das redes de tv teria voltado atrás e decidido continuar o sequestro. Deixando claro que o babaca se sentiu um PopStar, um Bam Bam Bam e dono da situação. Jogando pela janela todo o trabalho dos negociadores da polícia que até então faziam um trabalho psicológico enfraquecendo cada vez mais o sequestrador e deixando-o convencido de que ele teria cada vez mais a perder a cada minuto a mais que continuasse alí.Isso mostra a total indiferença dessas emissoras de TV com a vida e os problemas da sociedade. Mostrando mais uma vez que o que importa é a tal da audiência. Mesma ambição que fez a Globo anunciar através de Fátima Bernardes com palavras de confirmação, a morte da Eloá minutos depois enquanto ela estava apenas na sala de cirurgia retirando uma das balas. Isento de minhas críticas a Rede bandeirantes que se negou a telefonar para Feionberg e ainda condenou a ação das demais emissoras.
http://diariodoprofessor.com/2008/10/17/final-do-sequestro-de-eloa-que-sociedade-e-essa-afinal/


A impressao que da eh que esses canais, jornais, etc torcem para que haja um caso de comocao por mes para que assim possam alcancar mais pontos no Ibope.
* O sequestrador ta preso em cela separada pq os demais presos querem mata-lo.
* Nayara foi baleada na face(boca) mas está fora de perigo.
* E Eloa teve morte cerebral e ha poucas horas os pais autorizaram a doacao de orgaos.

TRISTE! Nem sei pq to falando isso... mas ... Sei que esse tipo de coisa tem em todo lugar, mas eh chegar no meu país pra ver que nos jornais so se fala de coisa ruim ou futebol.

8 comentários:

Fih disse...

é dificil mesmo!! =\

cada dia q passa tenho mais vontade de ir embora e levar toda a minha familia comigo
;*

Nani disse...

Putz... comecei a ler aqui e to falando com minha cmae na camera e ela acabou me contando tbm... é cada coisa q acontece e a gente precisa refletir todo o tempo né?
triste =(

Jornalista pocket disse...

Fer,

Esse fato foi realmente chocante. Eu, que moro no ABC, fico ainda mais perplexa com essas coisas...
Num tem nem o que dizer, né?
Bjs e espero que aproveite o finalzinho das férias!

Jornalista pocket disse...

Ah! E nem preciso dizer a vergonha que sinto quando alguns programas justificam esse tipo de atitude exploradora como "busca pela verdade e informação". Deveria haver algum processo e punição contra esse tipo de coisa, pq isso não é jornalismo!

Anônimo disse...

Ai menina essa caso me tocou profundamente,tenho parentes em Santo André e moram relativamente perto de onde aconteceu tudo isso e a população está perplexa com o desfecho desse caso!
Culpam a polícia pela morte da Eloá só que as pessoas esquecem que quem a matou foi o Linderbeg o tiro que a matou saiu da arma dele e não dos policiais!
eu tbm achei o orkut delas e várias comuninadades em homenagem as duas,é bonito ver que pessoas que nem as conheciam,se solidarizarem com as duas famílias e deixarem seus sentimentos!
No sábado quando fiquei sabendo da morte dela,foi muito triste mas tenho certeza que agora ela está com Deus e ele confortará toda a família dela e lhes darão a força necessária para continuar suas vidas!
bjos

Paula disse...

Oi Fer,

Isso e realmente vergonhoso por parte da imprensa, mas nao podemos esquecer que a imprensa so faz o que o povo quer ver! Infelizmente, a tv so transimite o que da ibope e mais infelizmente ainda, nosso povo e ignorante a ponto de assitir tais programas!

Bjos e paroveite as ferias!!!!

Ah, trz um pao frances com requeijao p/ mim?????? rs

Anônimo disse...

Qdo eu digo q odeio a "cultura" (???) do Brasil, vem os patriotinhas alienados me apedrejar. Pois q apedrejem, pq esse país é uma piada sem fim e de grande mau gosto.

Bela disse...

Fe,

Post devido!!

bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...