25 de nov. de 2007

Contato com a HF após o match



Ois... amanhã é segunda (buááá) e vai fazer uma semana que minha família mandou o ultimo e-mail. Eles demoram né? Mas no ultimo a host disse que ia receber visitas e que eles estavam se preparando para o feriado de Thanksgiving... então ta né. Achei uma matéria legal sobre o assunto:


Contato com a HF após o match

Pelo que sentimos pelas(os) Au Pairs que estão ainda para embarcar, o normal é: e-mail todo dia ou pelo menos 2 vezes por semana (depende a quanto temp você fala com a família). E telefonema de vez em quando, quando dá vontade, por necessidade ou de acordo com a famcilidade da Au Pair em falar bem ao telefone.

Em algumas família, é normal que os pais coloquem as kids para falar ao telefone. Isso depende de:
1) Se a kid está grandinha o suficiente para falar no telefone
2) se os pais acham benéfico a(o) nova(o) au pair falar com a kid (em alguns casos a familia acha que é cedo para explicar para a criança que a atual au pair vai embora)
3) se a(o) au pair consegue entender uma criança falando ao telefone.
Deixem as perguntas para os e-mails. Existem coisas que a familia tem que pesquisar antes de te responder. Ao telefone fale do dia a dia, de filmes, cotidiano.
Muitos(as) Au Pairs reclamam que o contato com a hostfamily muda após o match. Isso é perfeitamente normal e compreensível.



Geralmente, por questões operacionis óbvias, o match é feito muito antes do embarque do/a Au Pair (em geral 1 mes e meio ou 2 meses antes). O contato por e-mail, antes diário tende a dimunuir após algumas semanas, pois já não há tantas novidades para contar e o dia-a-dia de qualquer família tem seus altos e baixos. Haverá dias com novidades e outros nem tanto. E como o match já está garantido, a tendência é que se deixe para respondr o e-mail no dia seguinte, ou no outro.



Perguntas mais específicas podem aparecer, como por exemplo administração de remédio a uma das kids, algumas outras regras da casa ou mudanças de horário por causa do verão ou do retorno às aulas. Ao mesmo tempo, perguntas mais ternas também aparecerão como "qual a cor que você mais gosta par pintarmos o seu quarto" e "que tipo de comida você deseja ter em casa quando você chegar", indagações que qualqur Au Pair gosta de ouvir.


Muitas(os) meninas(os) ficam desesperados, gritando aos quatro ventos (leia-se orkut) que sua família sumiu. E quando vai ver, a família sumiu por 3 dias por que estava realmente ocupada (no caso de uma amiga, a mom estava tendo o bebê do qual ela estava grávida!!).


REGRA 1: ELES SEMPRE VOLTAM, COM UM BOM MOTIVO E COM TODA A CALMA DO MUNDO, SEM COMPREENDER NOSSO DESESPERO. Sim, eles geralmente agem como se estivesse tudo bem. Eles dificilmente escreverão pedindo milhões de desculpas pelo "sumiço".

REGRA 2: SE NÃO VOLTAREM, FALE COM A AGÊNCIA, LIGUE PARA ELES, ETC. Houve caso da família simplesmente não estar recebendo os e-mails por algum problema "internético" qualquer e uma ligação resolveu o problema.

REGRA 3: SE VOCÊ ESTÁ INDO SEM AGÊNCIA, SE PREOCUPE UM POUCO MAIS, mas neste caso é mais do que sua obrigação ter todas as vias de contato com eles, todos os telefones, etc.

REGRA 4: se você ainda não fechou com essa família, mesmo ela tendo "prometido" e ela sumiu sem dar satisfações: não é a família certa para você. Desencane e encontre uma que te dê toda a atenção que você merece.

A diminuição de contato com a family é natural, e não significa que você não vai se adaptar quando chegar.
Fonte: Manual do Au Pair Preguiçoso

5 comentários:

Cori disse...

Oi Fer!!!

Eh, os hosts que trabalham fora geralmente somem um pouco apos o match, sao tantas coisas para resolver, acredite!!!!

Relax que aqui vc vai ver como fazer tudo e sentar no micro nao eh tao facil. EU como ainda n tenho um proprio, dependo da hora q me emprestam o lap, aih corro e tento atualizar tudo!

Bjokas

July disse...

Oi Fe!
Esse texto simplismente diz tudo o que realmente acontece.... eu tb estou sem contato com a minha família. Agora percebi que é mas do que normal...
Beijos.

Bela disse...

Oi Fe!!
Obrigada pelo post...estava ficando preocupada com a família...o contato diminuiu bastante =(

Mas agora tô mais tranquila!!

Bjs

::Fá:: disse...

pois eh, menina...ser au pair eh ótimo para exercitar nossa paciência!!! hahaha...
calma que eles voltam a paracer. não se preocupe!
bjos

Gisele disse...

Oi Fe... me tira uma dúvida... no seu app vc colocou qtas horas de experiência?

To meio preocupada com isso, vejo um monte de familia recusando algumas au pair pela pouca experiência. Até mesmo pq eu tenho quase 9 anos de experiência com crianças e não posso comporvar pq são meus sobrinhos. Ok então gentilmente pessoas me ajudaram só para adiquirir essas experiências e coloquei que tenho 300 hrs. Mas sei lá se é o suficiênte. Tenho medo de as familias acharem pouca, então vou colocar experiências com meus sobrinhos tb...

Então me responde tá!

Beijokas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...