9 de mar. de 2010

Breve balanco 2 anos e 2 meses

Aviso aos navegantes...
Post grande, meu computador eh em ingles, fiz no word e a correcao automatica mudou muitas das minhas palavras, algumas eu vi e refiz...

Espero que gostem do post, do novo layout e tudo mais.(Finalmente posso riscar postar no blog da minha lista de coisas pra fazer hahaha.

PS: Tenho recebido mtos comentarios e emails carinhosos, obrigada...


2 ANOS de USA.




Quanta emocao em 2 anos. Olha vou te dizer… 2 anos mudam sua vida por completo depois de um intercambio como esse.

Muitas aventuras, medos, incertezas, raiva (aham, pq nao?), inseguranca, alegria, descontracao, adrenalina… foram tantos os momentos, impossivel descrever todos.

O primeiro deles… as familias.

Familia 1- Vim pra uma familia na Virginia e depois de um ano com a tal, mudei e vim pra Maryland. Ainda moro ha menos de 30 min da outra casa… mas pq eu nao me dava bem com a host (era tudo falso- minhas attitudes com ela e as delas comigo) eu nao os vejo mais. Essa eh a parte que mais me irrita, quando eu quero fazer uma coisa e outros poe empecilhos… claro que os filhos sao delas, mas tb foram deles que cuidei por um ano, alimentei, cuidei pra atravessar rua, brinquei e dei pitos tb. Mas nao, desde que sai da casa so os vi uma vez e fico tentando sempre mas eles nao me deixam ver as kids. A au pair nova nao eh brasileira e a minha ex host fez lavagem cerebral nela e ela ainda confirmou pras minhas amigas que realmente a host nao gosta de me deixar ver as criancas. Que cara de pau. Ela sempre teve esse genio ruim. Ainda bem que zarpei daquela casa.

Ai vc pergunta, mas pq vc nao vai la? Pois bem… eles resolveram fazer uma reforma na casa, e se mudaram… mas agora na primavera eles mudam de novo pra casa q eu morei e ai eu passo la na frente mesmo, ate as criancas estarem la. Kkkkkk

Familia 2 – Achei uma familia que ate entao era perfeita pra mim. Claro que nao existe familia perfeita. Sempre vai ter alguma coisa faltando, assim como nossa familia do Brasil mesmo… nunca vai ser perfeita. A minha familia aqui eh maravilhosa, mas tem os seus defeitos… entre eles o normal entre familia Americana que eh nao saber como educar o filho e sao bagunceiros ao extremo. Eu canso de arrumar… nao eh meu trabalho, mas se eu nao arrumo, fica… e ai pro meu proprio bem eu acabo sempre organizando um pouco a mais do que devo. Eh dificil. Cansativo. Assim que as kids chegam em casa vira aquela bagunca de novo. Pior ainda quando se chega em casa do fds… que tortura. Nos moravamos numa casa enorme em oura cidadezinha aqui perto… quando mudamos pra uma casa menor (devido a crise) todos os moveis da outra, agora nao cabem… fica aquela bagunca. Sao moveis, eletrodomesticos por todos os lados. Eu tento fazer as criancas guardarem o maximo de coisas, eles ate limpam, mas o modelo deles vao ser sempre os pais, e se os pais nao fazem… . complica neh?

O lado bom eh que pagam minha gasolina, tenho meu cartao de credito ligado a conta deles e posso fazer compra na loja brasileira ou mercado normal pra comida pra mim quando quiser. (Claro que tb nao abuso). Me tratam super bem, fazem piada o tempo todo e me ajudam com o que podem.



Familia do Brasil- Saudade. Essa palavra faz parte diaria do vocabulario de au pair. Nao so de au pair, de quem mora longe no geral. Eu tive o prazer de desfrutar da companhia da mae e do Lucas por 24 dias aqui e tb fui ao Brasil aos 8 meses do primeiro ano. Agora ja faz um ano e pouco que nao apareco por la. E olha, da pra esquecer algumas coisas, alem de palavras que nao saem, eu esqueco mtas coisas das quais fazia la. Eu aconselho quem vai ficar aqui 2 anos a ir ao Brasil nesse meio period pra ter certeza que quer voltar quando os dois anos acabarem ou que quer virar estudante/casar/ enfim… ficar mais tempo.

Mas, estou contando os dias pra dezembro ja que eh quando irei ao Brasil novamente.



Comida- acho que fiz um bom post sobre isso no ano passado… continua a mesma coisa. Tem vezes que vc come tanto uma coisa que gosta, depois de umas 2 semanas enjoa e ai ate descobrir outra. Eu ultimamente to na base do bife quase todos os dias. Aprendi tb a comer mais coisas, inclusive legumes. Quem diria?



Compras- Eiiiitaaaaa pais do consumismo… mesmo sendo au pair, vc gasta e mto com coisas bestas. As vezes uma passadinha na farmacia vc gasta uns 30 dolares e com o que mesmo? Ah um rimel, um pacote de absorvente, uma revista e uma tinta pra cabelo. Pronto, ja era. 30 a menos. Nao venha achando que vc vai comprar um tenis nike toda semana (kkk) pq nao acontece (neh rafa?) O objetivo principal de quem vem eh viajar (normalmente) e entao vc gasta com isso… viagens e roupinhas pras viagens. Eu gastei uma grana quando fui pra Disney com a mae e o Lucas.. mas faria tuuuuudo de novo. E gastaria ate mais.

Mas, tb da pra juntar dinheiro sim. Eu conheci uma au pair da Africa do sul que juntou uns 8 mil dolares num ano, so que a menina nao fazia nada, cinema, comida, viagem, nadinha, mas o dolar no pais dela vale 5x m ais que aqui, entao foi um sacrificio que valeu a pena. Eu nao vou mentir que da pra economizer sim, ainda mais se vc tem objetivos com viagens e estudos pq nao. No meu caso, eu tenho uma graninha pra emergencias pq nunca se sabe e to guardando mto pra dezembro.

Uma coisa que so aprendi recentemente eh quanto a assinatura de revistas… gente vcs nao tem nocao do quanto eh barato aqui. Entao se vc quer treinar seu ingles lendo noticias de revista e aproveitando pra saber as ultimas fofoquinhas, faz uma assinatura… a assinatura mensal da cosmopolitan (que eh a revista NOVA no Brasil) custa $ 15 – POR ANO. E se vc comprar separado, da pra ter 3 edicoes com esse preco. Nao vale a pena.



Ingles- Melhorou e MUITO. A gente sempre acha que ainda da pra melhorar neh, ainda mais quando sai umas barbaridades que fazem o Greg tirar sarro de mim.

Mas olha, eu quando cheguei fiz meu primeiro teste de ingles em menos de uma semana de EUA, e achei o rascunho da redacao que entreguei. Carrego na carteira comigo pra mostrar a todos o quanto eu era ridicula. Acho que ninguem chega aqui com o nivel que eu cheguei… juro. Eu nao conheco ninguem mesmo… uma brechinha – I feel me so happy. (Eh era isso que eu dizia)… talvez um dia se eu tiver coragem eu passo a limpo aqui so pra matar a curiosidade… hahaha – talvez nao, seria mtoooo mico.

Entao, eu fiz o teste do TOEFL, mas nao me dei nem um pouco bem. Sofro de ansiedade em testes… tenho que ir ao banheiro varias vezes, passo mal mesmo. Nao sei quando vai melhorar… ai esses dias tive que fazer um outro teste... so que detalhe: Eu nao sabia. Fui pega de surpresa. Nao deu tempo de ficar nervosa. E ai passei…

Esse teste era pra saber se eu ainda precisava de aulas de ingles a mais ou se poderia fazer os cursos da faculdade… pois deu que meu ingles ja tava bom suficiente. Vale lembrar que tive que fazer esse teste duas vezes. Uma deu ultimo nivel de ESL e a outra passei direto. Entao vc pega o meio termo disso e pronto.

Pras que estao vindo… eu tinha sede de aprender, vivia no youtube (melhor lugar pra aprender qqer coisa – de como se maquiar a aulas de matematica) e tinha uma professor la chamada Jenifer (digita Jenifer ESL) ela eh otima e me ajudou mto. Tb vivia procurando em blogs, nao tenho vergonha de ser corrigida. Ja fiz diario em ingles e ja mostrei pra minha amiga corrigir, ela sabe tudo mesmo, entao que corrija meus erros de ingles pelo menos. Assistir tv eu confesso que nao assisto mto nao. Mas pra quem tem, coloca o closed caption, fica mais facil entender, assimilar as palavras. Outra coisa, eu prestava atencao em tudo que me diziam… a maneira. Um exemplo que eu nunca esqueco que aconteceu no comeco do ano passado… . Uma vez um homem mto do estranho bateu na porta da minha casa, eu com as kids e a vo fomos abrir. Ele fez umas perguntas e a vo pra dzier que nao sabia, disse… That’s not something I’m aware of. Primeiro, ela quis dizer que nao sabia do que ele tava falando, logo pensei, ela deve ter dito que nao ta ciente de nada e depois o jeito que ela colocou o of no final. Quando terminei, corri pro computador e fui procurar no dicionario e ai pronto. Vai tudo da boa vontade de cada um.

Quando eu tava mal ainda com meu ingles (de novo, nao que eu nao esteja, mas to menos grilada agora) eu ficava mal de ver novela em portugues, ficar nos sites brasileiros (so nunca me senti mal de conversar cmo brasileira) mas de ver tv sim… agora eu to acompanhando a novella Viver a Vida pelo youtube enquanto eu dobro a roupa das kids hahaha… mas ainda to no capitulo 96, entao nao me contem o fim.



Garotos: haha Americano eh um bicho estranho e cada um tem um diferente, entao nao tem nada que eu possa falar. Eu e meu babe estamos caminhando pros dois anos de namoro entre muitos ALTOS e INUMEROS baixos. A diferencao cultural foi um bicho de setenta cabecas pra gente. Mas tamo ai firme e forte por enquanto. Estou alias aguardando respostas dele se vai ou nao pro Brasil comigo em Dezembro. Dedos cruzadossss…….



- Nao venha se vc gosta de sair e tiver menos de 21 anos. Faca alguma coisa antes disso, termine faculdade, qqer coisa, mas se vc vier das duas uma, ou vc vai gastar toda sua grana no shopping pq la eh o unico lugar que vc pode ir ou vc vai ficar em casa engordando pq nao tem nada o que fazer.

- A Agencia experimento eh otima. (Eu juro que to fazendo propaganda de graca) Nunca tive nenhum problema com eles, vc fica online pra mais do que uma familia ao mesmo tempo (ao contrario da au pair care e por isso tem a chance de escolher qual familia VC recusa, e qual vc aceita) , vc pode participar de promocoezinhas, tem sempre cluster animados e eu realmente recomendo.

- Pra trocar pra visto de estudante – primeira coisa, ache um sponsor, pode ser familia do Brasil, uma familia piedosa daqui, um namorado… qqer um. Normalmente o preco que tem que ter no banco eh em torno de 18 mil dolares ( no minimo) o que eh super pouco pra familias americanas, mas bastantinho pra do Brasil. Segundo passo, achar uma faculdade que atende as suas necessidades , ache o curso e procure a parte de International Students. E pronto, la eles vao te dar todas as dicas sobre os proximos passos. (OU contate antes e veja o que precisa, quanto dinheiro o sponsor vai precisar e tal)


Se eu editar esse post eu aviso.

Beijos e divirtam-se na leitura, mas se nao tiver comentarios, eu sumo de novo hahaha

24 comentários:

Liny disse...

Nossa...eu lembro qdo eu comecei a ler seu blog q vc ainda tava no primeiro ano como au pair, eu ainda projetando vir...e agora vc nem é au pair mais e eu finalmente to aqui...
As dicas ali são bem validas...se eu fosse menor de 21 não teria vindo ainda não!!!!
e na Au Pair Care não sei como era antes, mas agora pode mais de uma familia vizualizar ao mesmo tempo...rsrsrs
e to aqui faz só 2 meses e to conseguindo economizar...só não sei até quando! hahaha
Bjsss

Lis Alves disse...

Adorei seu post, muito bom mesmo e não some,rsrsrs
Só não disse se vem casamento por ai...
Muita sorte!
Bjs

Glau Ribeiro disse...

Fê, o post é grande mas super vale a pena ler! Saber um pouco mais detalhamente sobre tua experiência foi muito bacana!

Com Deus.

Beijo.

Unknown disse...

Ahh mto legal, Fer...agora tu tem contar mais da facul e teu dia-a-dia de estudante tbm...hsuahsa não pare com este blog!!!bjoss

Simone Francêz disse...

Adorei o post !! :-) o tempo passa muitooooo rápido ..lembro que eu lia seu blog antes de entregar app ...agora to completando meu 1 ano evc 2 e 2 meses ...

Que Deus continue iluminando seu caminho.

beijosssssssssss

luandinha =) disse...

2 anos.. uau.. tenho "medo" de n querer voltar dps desse período!
muito legal o seu balanço.. :)
bjss

Lari disse...

Fer adorei seu post e nao some nao por favorrr!
beijos!!
:]

Juliana Guaglioni Moreira disse...

Fe, boa sorte para vc no que ainda vai vir, Deus abençõe!
PS: Já tô no Brasil!
bjss

Nice Moraes disse...

Fer.. adorei o post, como sempre!
quero ser igual vc qdo crescer hahahaha!
ps. acho q se vc me conhecer, vc vai ver q meu inglês é, provavelmente, pior q o seu qdo vc chegou aí, e eu vou assim mesmo haha!

beijãoooo

e não some! =/

Marine Pontes disse...

aaaaah Fer q legal! direto vinha aqui pra ver se tinha feito o balanco... nossa eu desejo tooda sorte de coisas boas pra vc.. estou aki a 4 meses (experimento tmb) e to passando por tudo msm q vc disse.. nao some nao.. eu te tenho no orkut e vejo as fotos lindas mas adoro quando vc conta no blog.. eu ia msm te pedir pra falar sobre garotos.. eu to meio em dating mas a diferenca cultural eh mtooo grande.. as vezes penso q nao vai dar certo, as vezes acho q da.. bom saber q pra vc ainda ta tao firme!
Fica com Deus, obrigada pelo post!!!

Ly disse...

Antes de qualquer coisa, Parabéns. Porque não deve ser nada fácil passar por tudo que você passou nesses dois anos como au pair.

Sério? Que a sua host anterior não goste que você visite a casa dela? Uma coisa é ela, e outra bem diferente são os filhos dela e os sentimentos que eles tem por você, poxa você cuidou deles por 1 anos, ela poderia ter um pouco de consideração, mas enfim né, o que você pode fazer.
Claro que a família perfeita não existe mesmo, a nossa mesmo não é, não podemos sonhar que vamos encontrar uma que seja, né. Mas pelo menos da pra perceber que a segunda família foi melhor que a primeira, e isso é muito bom =]. E isso da educação que os americanos dão para os filhos ou não dão hehehe é muito complicado, vai de cada pessoa e da própria educação que ela recebeu dos seus pais. Quanto a saudades família é uma coisa inevitável e temos que nos acostumar, eu acho.

Nossa, nem cheguei na metade do seu post e escrevi demais, vou tentar resumir.
Eu já li várias vezes esse seu post de 2 anos e dois meses e como já te falei antes, você é um exemplo pra mim e me ajudou muito nesse meu sonho de intercâmbio que ainda não foi realizado. Mas se Deus quiser será =] Agradeço pelo seu post e exemplos de tudo que aconteceu com você nessa jornada, e muito obrigada pelas dicas de inglês que você posta aqui também, são de muita ajuda =]

Acho que é isso, se não daqui a pouco o comentário fica maior que seu post hahaha.
Beeijos

Nani disse...

Some Nao FER!!! Tava sentindo falta dos seus posts. Comecei a ler seu blog p matar um pouco a saudade da epoca de au pair. Fui au pair por dois anos tb, mas muito antes de voce. Fiquei, casei, e de vez enquando sinto falta das aventuras que passei quando era au pair, entao procurava blogs de meninas que estao passando por isso recentemente p eu poder matar a saudade lendo as aventuras delas. E foi assim que cheguei aqui. Voce ta seguindo seu caminho certinho. Sofreu com uma familia, mesmo assim nao desistiu, continuou tentando, superou sacrificios e dificuldades, conseguiu se "achar" numa familia otima, comecou a namorar, aproveitou tudo que tinha que aproveitar como au pair, e agora passou a fase pegando visto de estudante, e trabalhando p isso. Estou orgulhosa de voce. Hoje quando olho p tras (na epoca que cheguei e na epoca que terminei o programa de Au pair) vejo o quanto eu mudei o quanto eu conquistei... meu ingles tb melhorou, aprendi a comer varios legumes aqui tb, haha, aprendi a me virar, a levantar depois de uma queda, a nao desistir depois das primeiras dificuldades, tb conheci um americano, tb tive muitas dificuldades com a diferenca de cultura (leva tempo mas aprendemos), casei... hoje posso dizer que tudo valeu a pena. Voce esta fazendo tudo certinho, lutando p conquistar aquilo que voce quer.
To orgulhosa de voce.
Alem de linda eh super inteligente!

To aqui cruzando meus dedos p Greg ir com voce p Brasil, hehe.

Um grande beijo. E nao some nao. Sei que eh dificil manter um blog, ainda mais fazendo faculdade (meu blog ta meio parado tb), mas quando der de noticias.

Beijos e se cuida

Unknown disse...

Nossa ki post enorme rs...
mas gostei muito do q li e ñ é só vc q fica nervosa e vai varias vezes ao banheiro eu tbm sou assim, me da um piriri inexplicavel kkk.. mas vc vai ficar por ai não pensa em morar mais no brasil???
Bjim

Unknown disse...

Nossa ki post enorme rs...
mas gostei muito do q li e ñ é só vc q fica nervosa e vai varias vezes ao banheiro eu tbm sou assim, me da um piriri inexplicavel kkk.. mas vc vai ficar por ai não pensa em morar mais no brasil???
Bjim

Luíza disse...

Fabuloso, sensacional, tava MORRENDO de saudades disso aqui. :)

Anônimo disse...

Adorei seu balanço!!!
Ainda estou na luta para conseguir uma família... já até passou meu nervosismo e minha ansiedade!!!
Gostaria de sber mais sobre o assunto FACULDADE... enquanto somos au pairs não dá para entrar em um desses cursos? É MUITO CARO?
Espero ter notícias suas em breve...
Bjos

Fih disse...

é sempre bom fazer esses post!!
Acho que faz mto bem pra gente, lembrar tudo que passamos!

bjoos !!

**jOsi** disse...

Adoreiii o post!!!!!!!!! =*

Unknown disse...

Eu ia ser Au Pair em 2009, acabei desistindo, e quem disse q eu consigo parar de ler seu blog??! rsrsrs! Sorte, sucesso, tudo de bom! Vc demonstra garra, vai conseguir tudo que quer.
Bjãoo

Anônimo disse...

Nossa Fer, parabéns pelas suas conquistas ai! De verdade, voce merece! Quando eu comecei a ler seu blog, voce estava pensando ainda em vir, atva no posta da sua formatura e desde entao nunca mais parei de ler. No comecinho - porque voce falava mais - eu achava lindo a sua fé, a sua persistência em continuar ai e tudo mais, porque como eu já estive ai por 8 meses, sei como é dificil, mais voce passou por tudo! parabéns!
não some não! adoro seu blog e conta agora sobre a sua vida de "americana".

Beijos e muuuuita sorte!
http://consumismofashion.blogspot.com/

Daniela disse...

Nossa, adorei seu breve balanço dos anos como au pair.
Já estou com tudo pronto para ir viver essa experiência tb, mas cadê a coregam? ...
Beijos e felicidades para vc!

Anônimo disse...

Oi Fernanda Li seu blog e amei
cheguei aki na VA tem 3 meses e meu caso e muito parecido com o seu na primeira familia gostaria de te add no msn ....o meu e moninhamusic@hotmail.com
Au pair na VA please e-mail me
I feel alone :(
Moro em Mclean 15 minutinhos de Dc ...
Good lucky au pairs!!

simone faria disse...

Oi Fernanda Li seu blog e amei
cheguei aki na VA tem 3 meses e meu caso e muito parecido com o seu na primeira familia gostaria de te add no msn ....o meu e moninhamusic@hotmail.com
Au pair na VA please e-mail me
I feel alone :(
Moro em Mclean 15 minutinhos de Dc ...
Good lucky au pairs!!

Amanda Au pair disse...

Oi Fernanda, tudo bem?!
Tenho lido muito seu blog, desde os dias que vc chegou até hoje mesmo!
Tava lendo um post seu, em relação a idade, bom eu tenho 20 anos, lá eu não posso entrar em nada, tipo boate eu sei que não, mais em barzinho eu não entro?! como que aqui mesmo no Brazil, maior de 18 entra nas boates, e os que são menores conseguem entrar em barzinho!! Por favor me tira essa duvida!
Meu email é: estevao.amanda@yahoo.com.br

Um Abraço
Amanda

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...