14 de jan de 2009

Retrospectiva um ano

Sera que vai?
to com um tempinho pra postar aqui, pq sei que quando eu tava no Brasil, tb procurava au pairs mais experientes pra saber como foi o resultado desse um ano de mtsa descobertas.
Pois bem, vou tentar...

Sobre
- Ingles: Palavra mais comentada, procurada, e que deixa alguns de cabelo em pe. Pois bem, nunca fui uma pessoa que me dasse facil com linguas, tem gente que tem facilidade, aprende sem mto esforco, outros parece que nao entra, eu, digamos que estou no meio termo.
Desde que cheguei aqui, me esforco pra ouvir o que as pessoas falam, e tentar falar como eles, presto atencao em tudo... No jeito que as criancas falam, no verbo que os adultos colocam, e assim vou indo.
Quando cheguei aqui, juro, mal sabia pedir um cafe na starbucks.. morria de medo de abrir a boca. Fiz meu primeiro teste de ingles com 3 dias aqui... o que claro, me fez ficar com uma nota baixissima e tive que ir pro basicao 2... morri de tristeza... mas ate o dia das aulas comecarem, mais de 20 dias depois eu ja estava bem melhor na fala, e na audicao.. Mas nada que talvez mudasse o resultado do teste. Resultado: 400 dolares jogados fora, pra uma aula da qual eu odiava pq tudo que o professor falava eu ja sabia. Acho que ja postei aqui, que ele ate me chamou pra conversar no ultimo dia dizendo que eu era a melhor da sala e bla bla bla... grande coisa!
Eu aconselho quem chega aqui, esperar um mes pra fazer algum teste, ou ate faca, mas nao se matricule em nada...
Em paralelo a essa aula de 2x por semana, eu ia pras aulas da igreja (procurem sempre igreja Presbiteriana perto da sua casa, eles tem um metodo de voluntariado pra ensinar ESL, portanto FREE). Eu adorava mto, comparado a da outra aula... Adorava mesmo. Eram duas vezes por semana, e tinha lanche, filmes, e mtas daquelas coisas de Cultura. Ou seja, pariticpamos de St. Patricks day, pintamos ovos de pascoa, e mais algumas coisas que nao lembro. Meu ingles melhorou mto nessa aula de Graca.
Depois fui fazer outro curso aos sabados, pq minha outra familia nao podia me liberar antes das 6 da tarde. SACO... ODEIO estudar de manha, alias, fazer qqer coisa, tenho mto sono, e estudar sabado de manha era horrivel. Ainda mais 5 horas por sabado... PESSIMO. Deu pra aprender, mas nao mto.
Gracas a Deus, nesse meio tempo conheci meu amor, e ai nao que meu ingles esteja fluente agora... mas eu sei que melhorou mto. Ele mesmo dizia que eu barely falava ingles, ele nao entendia nada... No comeco era frustrante, imagina vc querer conversar e nao saber como falar alguma coisa, as noites, mandavamos mensagens ao inves de nos falarmos por telefone, pq era frustrante pros dois, ele nao me entendia, e pedia pra repetir, eu nao o entendia e pedia pra desligar. AOs poucos foi melhorando e de vez em quando passamos mais de uma hora no tel.
(Porem, contudo, todavia, esses dias queria morrer de raiva de mim.. ja sou uma anta em assuntos de doencas, que dira sendo explicadas em Ingles... tive que desistir e fiquei triste.) Mas nada que ele no outro dia, nao tenha me enviado por email pra eu aprender um pouquinho.

A partir do momento que passei a hang out com ele e com os roommates dele, o Ingles so melhorou. Passo mto tempo na casa dele e ta sempre cheia de gente... So homens morando sozinho, sempre tem mais homens la, que levam as namoradas e eles ficam tocando violao, guitarra, ou a rock band mesmo. Agora eh so futebol, mas a gente releva.

Porem, desde que terminei meu curso no verao nao fiz outro e tive que estudar por conta propria. O que a maldita internet nao deixa. E olha que eu acho que fiz bastante, tenho um caderno que as coisas q nao entendo durante o dia, palavras, expressoes eu procuro na internet a noite e escrevo pra decorar. Mas tem otimos sites e blogs na internet que ensinam varias coisas... Na verdade, eh o que eu comentei com a Rafa (que ja publicou no blog dela) aqui, vc so nao aprende se nao quer, se nao tiver mesmo focado, pq a TV e o radio estao ai pra melhorar audicao, livros das kids sao otimos pra melhorar a leitura, alem do que a biblioteca tem varias opcoes, e tem tb varios sites e ate mesmo au pairs de outras nacionalidades para treinar o Ingles.
Eu nunca quis sair com meninas de outro pais, poxa, ja to longe do meu pais, minha familia e ainda fico longe de amigas... nao que eu tenha feito o certo, mas sorte que encontrei o Greg, pq se nao, meu nivel de Ingles estaria la em baixo so saindo com brasileiras.
Se vc tem oportunidade, faca como a Ana, minha amiga, nos 6 primeiros meses dela, ela so ficava com uma menina da Africa do Sul (que a primeira lingua eh ingles) e ela explorou mto, perguntava, pedia pra ser corrigida. E agora sim, ela se deu o luxo de sair com brasileiras de novo.
Eu hoje fico feliz de ver pessoas que conversei no comeco do ano passado, ou ate mesmo os amigos do Greg dizendo que meu ingles ta melhor agora. Eh uma sensacao mto boa.
Mas repito, ta longe da perfeicao.

Comida:
Eu emagreci no comeco, odiava tudo, bem picky, emagreci a olhos vistos uns 5 kg nos primeiros 6 meses. Passei a odiar MC Donalds um pouquinho menos por conta do preco em conta dos sanduiches do dolar menu, mas tb aprendi a comer algumas coisas e principalmente que nao vou morrer de fome se nao comer arroz, feijao, e carne todo dia. Eu como macarrao quase todo dia, mas claro, sem molho. Aprendi a desgostar de molho vermelho.. nao gosto nao, eu como, mas detesto. Meu macarrao eh so com queijo ralado, acostumei, adoro. Ou entao molho branco...
Mas nada, NADA que substitua o bom prato brasileiro... saudade da comida da mae e das avos... ahh que saudade!

Compras: Eu gasto mesmo, nao vim ser au pair com intuito de guardar dinheiro, ate pq eh impossivel. A menos que vc seja da Africa do Sul, onde o dolar vale 8x mais, ai tudo bem. (a mesma menina de cima, economizou 5mil em dois anos e no pais dela, deu 40 mil) ai sao outros quinhentos neh.. mas ela tb nao foi pra lugar nenhum, nao viajou nada, so com a familia.
Nao ganhamos mto, eu nem estresso mais, se for me estressar com uma coisa que ja sabia que ia ser assim, eu vou morrer de raiva. Eu guardo dinheiro e viajo, ou compro coisas que quero, ou torro no shopping mesmo. Nao eh mto. Comida eh caro pra comer fora, e roupas ai depende neh...
Eu amo uma loja que tem aqui, digo la em McLean, chamada Papaya. Amo.. nao consigo entrar la e sair sem uma peca. Mas nao eh tao barato assim... 3 blusinhas ja dao 80 dolares e assim vai indo.

Viagens: As vezes acho que deveria ter viajado mais, as vezes penso que fiz do jeito que deu... Fui pra NYC (2x + o city tour), fiz um cruzeiro pro Caribe, South Carolina (praia), Pittsburgh, Philadelphia, Las vegas, Buffalo (Niagara Falls) e fui pro Brasil em outubro. Que por sinal, foi a melhor coisa que eu fiz pra ver que amo as pessoas la, mas que nao sei se me encaixo de novo.

Esse ano queria Hawai, mas a passagem ta mto cara, MTO CARA. Quase o mesmo que ir pro Brasil, fora hospedagem e alimentacao.
Sem falar que TENHO que ir pra Disney de qqer jeito.

Nao consigo pensar em mais nada agora..
ah sim
criancas
hahahaha

Criancas americanas:
As donas do mundo, as donas dos pais, os chefes da gente e deles... com certeza.
Vc pode ate domar, educar, fazer dancar o seu jogo, mas quando os pais estao pertos, certeza que vc vai passar raiva.
Depois que vi uma crianca colocando o pai de castigo pq gritou com ela, eu nao me surpreendo com mais nada.
Vc tem que realmente gostar um pouco de criancas pra vir pra ca... pq sao com eles que vc vai passar a maior parte do seu tempo. Claro que algumas au pairs sao sortudas e so trabalham 3 horas por dia, mas a maioria eh como eu, que acorda cedo, leva pra escola, tem um tempinho livre ate a hora do almoco e depois haja imaginacao.

Gente, faltou alguma coisa, comentem, pq nao sei mais do que falar..hehe
espero ter ajudado.
depois posto como ta sendo nessa casa nova...

Ps: Ja to no meu computer novinho... lindinho...
Beijos

PS: FESTA DO OBAMA COMECA NO DOMINGO JA. COM SHOWS FREE DE BEYONCE, U2, SHAKIRA, E MTOS OUTROS QUE JA ESQUECI. Eu to off domingo, metade da segunda e terca inteira pra ir na posse... Quem vem?

Meu quarto cabe uma.. hahahahaha bjus

11 comentários:

Fih disse...

nossa muito bom seu post!!! =]
eu nao vejo a hora de comecar a estudar pra conhecer pessoas americanas! =]

ahhhh eu vo pra washington sabado mas tenho q voltar domingo =\
eu kero ir na feeeeesta!!mas minha host ja disse q todos vamos trabalhar =(

Carol disse...

A dica de estudar na igreja é uma boa. Nunca ia imaginar que a gente poderia pegar aulas de graça na igreja. Show!!!

Ah Fer, estou começando meu blog de Au Pair. Faz uma visitinha por lá, depois:
http://meetcarolina.wordpress.com/

Beijos

Nani disse...

Aiiiiiii que inveja, quero ir pra posseeeee!

bjos Fer!

PS: show teu post =)

Anônimo disse...

ahhhhhhhhhhhhhh

quero ver a Shakira e Bono :(

huahuahuahuauahuaua

adorei o post!

bjos

Anônimo disse...

ahhhhhhhhhhhhhh

quero ver a Shakira e Bono :(

huahuahuahuauahuaua

adorei o post!

bjos

Bela Au pair disse...

Fe,

Acho q seu balanco ta positivissimo depois q encontrou o Greg hein??

Sabe o seu pedido de mudanca do blog?? pois eh tomei vergonha na cara e fiz, da um jeito ae e atualiza o meu!!RSRS

gde bj

Jornalista pocket disse...

Parabéns por esse primeiro ano, Fer.... tô torcendo para que o segundo seja ainda melhor... suas kids parecem mto fofaaaas!
Bjs

Mari Z. disse...

Oi, Fer! Nossa, que retrospectiva, hein? É muito bom olhar pra trás e ver o que nós realizamos... é uma sensação mto boa!
Espero que esse seu novo ano te traga ainda mais realizações e histórias boas pra contar!
Beijo,
Mari Z.

Marcelli Pataro disse...

Muito bom seu post. =]
Estou indo agora em fevereiro.. aquele medinho/ansiedade... É sempre bom ler sobre experiências de outras pessoas.
Add seu blog.
Bjs.

Luíza disse...

Mto bom esse post. A dica de estudar for free no começo é excelente. :)

Kelly Durst disse...

Oieee

Adorei o post e o blog!

Vou te linkar, ok??

Bjus

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...